quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Aprendi com Star Wars


                Pra essa volta do blog preparei um texto especial, uma volta ao meu jeito nerd de ser! Aprendi basicamente duas lições marcantes sobre a fé com a série Star Wars e gostaria de passar elas para vocês.
                Primeira lição: Yoda, o grande mestre Jedi, no final do episódio I diz que sempre dois existem, nem menos nem mais. Sempre o mestre e o aprendiz. Essa fala dele é quando eles matam o Darth Maul. O que aprendi nisso? Que o discipulado é a chave de tudo. Tanto os Siths quanto os Jedis sempre andam em pares. O mestre e o padawan, quem ensina e quem aprende. É assim que as classes vão crescendo, o discípulo seguindo seu mestre e depois discipulando outros.
                Tem que haver convívio, vida junto, não apenas sermões nos domingos e cultos de louvor aos sábados, mas sim caminhada lado a lado, troca de experiências, só assim as pessoas podem crescer na fé e se tornarem maduras e fortes pra sair do leitinho com pera e Ovomaltine.
                A segunda coisa que aprendi é que a força é a mesma. Como assim? O que isso tem a ver com cristianismo? É muito simples cara padawan, faço um paralelo com a palavra. Você já reparou como a bíblia é uma só e como dela saem tantas interpretações? Como ouvi certa vez, ela é a mãe de todas as heresias.
                Assim como a palavra é uma e gera tantos pontos divergentes, no filme a força é uma só e mesmo assim existem o “light side” e o “dark side”. O poder é o mesmo, mas o uso dele é que difere seu resultado. Com a bíblia podemos também ter um lado negro, basta ver o que a Igreja fez com a sociedade da Idade Media. A fé foi usada como ferramenta de domínio e funciona muito bem para esse fim.
                Concluo dizendo que mesmo de uma nerdice como essa que mencionei se é possível aprender. E cuidemos para aprendermos da bíblia o que ela realmente nos trás, não aquilo que é interessante para nós. Pois a força existe para que a paz seja mantida, não para o domínio forçado. Que a força esteja com vocês!

Um comentário:

  1. Parabéns, mano! Simples e objetivo. Curto Star Wars e valem os paralelos com a nossa vida cristã!

    Abraço!

    ResponderExcluir